recent posts

banner image

O fracasso da música pop-pentecostal!


Provocador Gospel - Grandes nomes da música pentecostal resolveram mudar o estilo para o 100% pop-pentecostal e as críticas negativas surgiram e fizeram com que o sucesso de vários anos desabasse em questão de minutos!!

Desde 2006 o estilo pop-pentecostal foi aparecendo aos poucos para ver como seria a aceitação por parte dos admiradores da música pentecostal. A questão parecia ter sido bem aceita quando Elaine de Jesus lançou o CD "Sala do Trono", porém não foi isso que aconteceu! As vendas caíram cerca de 85% em relação ao CD anterior, e a desculpa usada foi que o público não estava preparado para um CD mais ousado. Se isso serviu de desculpa então quer dizer que até hoje esse estilo ainda é de visão futurista, pois não está sendo bem afamado com os grandes nomes do estilo tradicional. Claro que há raras exceções. Em 2010 Cassiane lançou o CD "Viva", um fracasso na hora que começou a se espalhar pelo país; foi onde muitos perceberam que alguma coisa havia mudado na mulher que criou um "estilo Cassiane" de gravar CD. Mesmo estando na gravadora "promessa" Sony Music as coisas não aconteceram de forma esperada. Também em 2010 Elaine de Jesus resolveu voltar ao estilo pentecostal, porém depois de ter lançado dois trabalhos ao estilo pop, foi muito difícil conquistar a confiança do seu enorme público. Lembrando que a música gospel é um meio desconhecido para a Sony Music Brasil. A Sony ainda não sabe o tamanho e demanda que os CDs evangélicos tem na nação brasileira.

Lauriete resolveu em 2010 mostrar ao público o trabalho mais pop de seua carreira. "Vou profetizar" não conseguiu bons índices de vendas no começo, mas por meio de bastante divulgação da própria cantora pelo Brasil, foi fácil atingir a marca das 80.000 cópias vendidas. Talvez esse foi o único pop que conseguiu se sobressair no fim do ano passado. Já esse ano a cantora resolveu fazer os dois estilos no mesmo CD, sem deixar um levar mais destaque que o outro, porém claro que a música pentecostal conseguiu mais elogios no CD.

Não vamos esquecer dos produtores musicais. Temos Jairinho Manhães e Melk Carvalhedo. Talvez hoje eles sejam os maiores produtores de CDs pentecostais da nação. O fato é que quando querem fazer um CD pop eles conseguem. A diferença pode ser vista de uma forma. Ouça os CD produzidos por Melk esse ano: Amanda Ferrari "Eu vejo Deus" e em seguida ouça Shirley Kaiser "Santidade", ficaram CDs pentecostal incríveis. Note que a música pentecostal é bem nítida nas faixas com apenas algumas sendo mais pops. Esse ano Jairinho Manhães produziu outro CD de Cassiane com a grande responsabilidade de trazer o lado pentecostal de volta, porém é possível ver que a música pop-pentecostal ainda ficou ganhando espaço durante as faixas.

Shirley Carvalhaes conseguiu fazer um CD de agradar a todos. Não é ainda o estilo que costumavamos ouvir, mas mesmo assim ficou um CD bem produzido por três mestros.

Este ano outros estilos se ganharam espaço na música gospel.

Há também aquelas que conseguiram fazer bem feito um CD pop-pentecostal. Vanilda Bordieri lançou o CD "A pesca" e é só elogios (P: Melk); Ano passado Jozyanne apresentou o CD "Herança" com músicas que pegaram em todas as igrejas (P: Josué Lopes);

É possível fazer um CD pop-pentecostal ganhar espaço, basta somente saber fazer ele com cuidado, e deixar, ainda, a música pentecostal ter mais ênfase na produção musical.

Esse ano a música pentecostal não foi a grande responsável pelas maiores vendas. Ano que vem por favor, cantoras pentecostais honrem esse estilo que nasceu a 100 anos atrás! É claro que ele vai mudar, mas tentem introduzi lo nas produções bem cautelosamente!

© 2011 - Coluna Provoador Gospel
Gospel Channel Brasil
O fracasso da música pop-pentecostal! O fracasso da música pop-pentecostal! Reviewed by SMK on 13:14 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.